segunda-feira, maio 25, 2009

Metáforas reais


Ao ver o cardápio final com pratos e ingredientes que estarão no próximo Mesa de Cinema, me veio logo à mente o conto Palavreado do Luis Fernando Verissimo. Para quem não conhece, vale conferir a história de amor entre Lascívia, a imperatriz do Cântaro, filha de Pundonor, e seu amado Lipídio de Albornoz, que chega até ela em seu cavalo Escarcéu, num jogo de palavras que eu chamo de metáfora fônica, se é que isso pode existir. Clique aqui para ler o conto.

Harissa, fattouch, revani, kafta, brick, laban e cuscuz bem que se prestariam para um texto no mesmo estilo. Imagino as propostas: "Deixe-me provar o seu fatouch depois te mostro o meu cuscuz! Tire essa kafta e ponha o meu laban!" Paro por aqui. No final deste post, linkei algumas receitas para quem não conhece os pratos ou ingredientes citados não ficar assustado com a brincadeira. Mesmo com alguma pimenta, são todos inocentes pratos tunisianos.

Já sabemos que um dos trunfos do Mesa de Cinema é brincar com a metáfora de comer um filme transformando-a em realidade, ali, materializada no prato. Com nomes e ingredientes exóticos, o evento ganha contornos de descoberta e, claro, muito prazer. Sabores e aromas típicos da culinária árabe tão comum na França contemporânea foram pinçados pela chef Carla Pernambuco para compor o cardápio da edição 46 do Mesa. Ela vai estar no comando da cozinha do restaurante Moeda com uma super equipe, incrementada por Carolina Brandão e Carlos Siffert, do restaurante Carlota em SP, além de Fernanda Azevedo (La Pulperia) e Michele Fischer (Mesa de Cinema) além do staff do restaurante Moeda.

O cardápio do coquetel e do almoço inspirado no filme O Segredo do grão, produção francesa de 2007, dirigida pelo tunisiano Abdelatif Kechiche, será servido com vinhos da Cave de Amadeu e da Vinícola Casa Rica.
Até a postagem deste texto, ainda havia lugares para os felizardos que puderem participar do evento que tem tudo para ser um “daqueles” grandes momentos do Mesa de Cinema.
Corra!
PROGRAMAÇÃO
11h – coquetel no Café do Cofre
11h45 – sessão de cinema no Cine Santander
14h15 – debate com Alfredo Fedrizzi e Marcus Mello
14h50 – almoço no restaurante Moeda

Filme: O segredo do grão
Chef: Carla Pernambuco
Valor individual: R$ 120
(inclui coquetel, sessão de cinema, debate e almoço com bebidas e serviços)
Local: Santander Cultural - Porto Alegre - RS
Reservas: rejane@nexocomunica.com (51) 9196 0249

Receitas:
Fattouch
Cuscuz com frutos do mar
Laban