segunda-feira, outubro 26, 2009


Pois é, levamos cinco anos para atravessar o oceano e chegar à Europa! A edição 49 do Mesa de Cinema dia 22 de novembro, se realiza na Bélgica!

O chef Caco Zanchi (foto), gaúcho, radicado na Europa, comanda a cozinha do restaurante De Valk, do qual é sócio com o empresário Marc van Sande. Localizado na Antuérpia, o De Valk fica em um prédio construído em 1698 e desde 1800 funciona como brasserie. Zanchi já participou do Mesa de Cinema em Porto Alegre, reinterpretando a culinária do filme Chocolate, do sueco Lasse Hallström.

Na Bélgica, o filme escolhido é o brasileiríssimo Estômago, apresentado na edição 48 do Mesa de Cinema em Porto Alegre. As delícias extraídas da tela ganharam nova roupagem sob a inventividade de Zanchi que buscou ingredientes europeus como queijos e carnes de caça para recriar coxinhas, croquetes e o antropofágico filé do filme. A cor, o cheiro e o gostinho bem brasileiros marcam presença com o uso de cachaça, vinho gaúcho, cerveja, goiabada, abobrinha e feijão.

A alusão à caça, segundo o chef, é uma metáfora sobre a luta (uma verdadeira caça) do protagonista do filme, Raimundo Nonato, em busca da felicidade, do amor e do poder. “Nonato caça diariamente em busca do prazer, seja ele na mesa, na cama ou na prisão”, avalia.

Entusiasmado, Zanchi espera cativar o público do Mesa de Cinema na Bélgica com o filme e seu cardápio. “Estômago é um dos melhores filmes brasileiros que já vi. A trama transcende o pensamento utópico do brasileiro e mostra com inteligência e perspicácia a força de um povo, na pele de Nonato, que ludibria os sonhos através do paladar”.

Confira o cardápio:

Coquetel:
Caipirinha de vinho tinto, cachaça brasileira e hortelã fresca
Coxinha de faisão com queijo roquefort
Coxinha de siri com passas negras de feijão

Entrada
Carpaccio de javali com julienne de pimentões verde-amarelo e lascas de queijo parmesão em infusão de balsâmico, mascavo e cerveja

Prato Principal
"Bundinha" de cervo grelhado ao molho de frutas do Bosque Ardennois, acompanhado de croquetes de amêndoas, peras cozidas em vinho tinto brasileiro e tomate confit em torre de abobrinha assada

Sobremesa
Sorvete de queijo com coulis de goiabada e cachaça envelhecida