sábado, março 06, 2010

Después de las tapas...


Bom, quem é vivo sempre desaparece... mas volta! Fizemos um belo Mesa de Cinema no Rio de Janeiro e já estamos com outra edição agendada para o dia 21, na Pousada Urikana, em Teresópolis (RJ). Em junho, vamos à Normandia, na França, para a segunda edição internacional do evento. A primeira foi na Antuérpia, na Bélgica, em novembro.
Vou tentar recuperar alguns destes momentos depois, mas hoje deu vontade de tomar sopa e resgatei uma receita que "comoveu" em uma das primeiras edições do Mesa. Foi em 2005, inspirada no jantar cigano do filme Chocolate. Alex Alano tocou ao vivo a Minor Swing do Django Reinhardt e embalou o jantar dos deuses. Eu sou fã de sopas, cremes e consomés e sou suspeita para avaliar receitas deste grupo, pois gosto de tudo. Mas esta sopinha de mandioca com ricota defumada foi algo de pedir bis despudoramente. A criação é do chef Jorge Nascimento e vamos repeti-la na edição 52 do Mesa de Cinema, na serra carioca com o toque do chef Wagner Moret .
Aqui segue a receita original do chef Jorge Nascimento um dos recordistas no comando das panelas do Mesa de Cinema. Salve, Jorge!

Sopa de mandioca com ricota defumada e speck

Ingredientes
500g de mandioca de boa qualidade descascado
pimenta-do-reino
sal
1 litro de fundo de galinha
200g de cebolas picadas
2 dentes de alho
300g de tomates vermelhos bonitos e firmes
300g de ricota defumada
16 folhas de manjericão verde
2 colheres (sopa) de ajinomoto
200g de speck ou presunto tipo Parma em fatias bem finas
Azeite de oliva extra-virgem
100g de manteiga
100g de creme de leite fresco

Preparo
Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e refogue as cebolas até que estas estejam macias, junte os dentes de alho esmagado e refogue até que os aromas se desprendam. Corte os tomates em pedaços e passe no liquidificador até ficar homogêneo, passe tudo pela peneira, reserve.
Junte a aipim cortado em pedaços, as folhas de manjerona e a pimenta-do-reino e a polpa dos tomates peneirados e o sal. Refogue por uns 3 minutos, junte o fundo de galinha.
Cozinhe em fogo brando por uns 20 minutos ou até que os aipins estejam macios.
Faça a bolinhas de ricota: rale as ricotas no ralo fino, tempere com o azeite de oliva, pimenta-do-reino e ajinomoto. Com ajuda das mãos faça bolinhas do tamanho de ovos de codorna, reserve.
Rasque as fatias de speck em tiras não muito grandes, reserve.
Passe a sopa de aipim no liquidificador até ficar bem homogênea, coloque em uma panela, adicione as tiras de speck e deixe levantar fervura, prove os temperos e ajuste se julgar necessário.
Monte os prato em tigelas previamente aquecidas, coloque quatro folhas de manjericão, seis bolinhas de ricota, despeje a sopa creme bem quente por cima e finalize com uma colher de (sobremesa) de creme de leite fresco no cento da cumbuca. Sirva acompanhada de pão de nozes.