quinta-feira, setembro 01, 2011

Mesa de Cinema 61° edição, dia 3 de setembro

A edição 61 do projeto Mesa de Cinema aterrissa no Santander Cultural no sábado, 3 de setembro, para saborear o filme Ainda há pastores?, um sensível documentário assinado pelo diretor português Jorge Pelicano. O evento será realizado no final da manhã com coquetel marcado para as 11h, seguido da exibição do filme e debate com a presença do diretor, com participação especial da chef Carla Pernambuco e mediação do jornalista Roger Lerina.

Ainda há pastores?

Com um roteiro quase poético, ainda que totalmente ligado à realidade, Jorge Pelicano acompanha a vida de pequenos pastores da longíqua e inimaginável Casais de Folgosinho, vilarejo em Portugal, entre as montanhas da Serra da Estrela. Sem luz elétrica, água encanada ou estradas pavimentadas, parada no tempo e abandonada à própria sorte, Casais de Folgosinho está fadada a tornar-se uma vilinha fantasma. Outrora, um autêntico santuário de pastores, com dezenas de famílias e milhares de cabeças de gado, hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina. O filme de Pelicano centra-se na figura de Hermínio. Possivelmente o pastor mais novo da região e também o mais excêntrico, Hermínio envolve a plateia com sua pureza e rusticidade. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das fitas-cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. As melodias e letras puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor? Mas... ainda há pastores? O roteiro e os personagens de Casais de Folgosinho guardam a resposta.

Um queijo dos deuses

O queijo da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela. Ambos se encontram ligados ao pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. Trata-se de um pastoreio tradicional onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns. A desertificação humana da Serra levou invariavelmente ao abandono das práticas tradicionais diminuindo por isso mesmo a genuinidade do produto queijo da Serra da Estrela. O drama do despovoamento humano encontra-se fielmente retratado no filme de Jorge Pelicano.

O chef

Reverenciado como uma das promissoras revelações do cenário gastronômico gaúcho,Marcelo Schambeck tem pouca idade (23 anos) e muito talento. À frente do Bistrô Del Barbieri ele tem conquistado a admiração de todos que experimentam sua criativa cozinha que ele mesmo define como “contemporânea com influências regionais e um toque de comfort food”. Marcelo inclui em seus cardápios ingredientes regionais de todo o Brasil. Na edição do Mesa de Cinema, Marcelo vai mostrar seu ecletismo e criatividade com elementos que nos remetem aos melhores sabores da “terrinha”. Antes do filme com o coquetel e depois do debate com o almoço especialmente elaborado para o Mes a de Cinema, ora pois!

Mesa de Cinema - Edição 61

Filme: Ainda há Pastores? (Portugal, 2006, 73 minutos)
Chef convidado: Marcelo Schambeck
Apresentação: Roger Lerina
Coordenação Geral: Rejane Martins
produção Executiva: Tutti Gregianin e Ricardo Seffner
Participações Especiais: Carla Pernambuco e Jorge Pelicano
Data: 3 de setembro, sábado, 11h às 16h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - subsolo)
Ingressos (somente antecipados): R$ 130 por pessoa
(inclui a programação completa mais bebidas com e sem álcool – não há taxas de serviço)
Informações e reservas: (51) 3061 1323 ou rejane@mesadecinema.com.br

Programação
11h: coquetel
11h45: exibição do filme
13h: debate
13h45: almoço