quinta-feira, julho 08, 2010
Vinho de Chinelos
Vi o filme esta semana. Gosto de documentários porque misturam jornalismo com cinema, realidade e uma pitada de magia. Vinho de Chinelos tem isso. Mostra a realidade da produção dos vinhos na serra gaúcha por meio de depoimentos dos próprios empreendedores. Grandes e pequenos. A direção é da Paula Prandini, que tenta - e consegue - extrair naturalidade de seus entrevistados em bate-papo, relatos, exposições de projetos, sonhos e competências. Tem sensibilidade ali. E alguns momentos hilários. Um deles é o casal Talise e Luis Henrique Zanini, tentando lembrar de um prato que degustaram com um dos vinhos da casa: massa ao alho e óleo sem alho... e sem óleo. Vocês não vão querer a receita!!! rsrsrsrsrs
Dia 17 de julho, você poderá ver o filme na edição 53 do Mesa de Cinema. A Paula não vai poder estar conosco, está em São Paulo em uma produção. Ela é fotógrafa de still de filmes como Central do Brasil e Diários de Motocicleta, de Walter Salles. Quem estará conosco é o produtor de Vinho de Chinelos e diretor de Mondovino, Jonathan Nossiter. Ele participa do debate logo depois do filme e ainda antes do jantar!
Estou curiosa esalivando para saber o que a chef Roberta Sudbrack vai preparar. O fime mostra muita uva, muito vinho e refeições caseiras bem a ver com a região da serra e com a ascendência italiana da maioria dos produtores. Imagino a chef , que valoriza tanto os produttos nacionais e alguns itens desprezados em nossa mesa como quiabo, chuchu e banana, se inspirando neste filme tão puro para fazer o cardápio. Delícias, delícias, delícias!!!!
A gente chamou também o chef Felippe Sica, aqui de Porto Alegre, que tem um projeto muito próximo da proposta desta edição: cozinha territorial. Felippe busca ingredientes frescos produzidos na vizinhança do local do evento. É uma gastronomia consciente, ecológica e muito saborosa. Tudo a ver com a da Roberta. Não vejo a hora para experimentar!!! E tudo isso com uma seleção dos melhores vinhos da Vallontano.
Sábado, dia 17 de julho, 19h, no InterCity Premium (Borges de Medeiros, 2105 - Porto Alegre. Vamos lá?
sábado, março 06, 2010
Después de las tapas...
Bom, quem é vivo sempre desaparece... mas volta! Fizemos um belo Mesa de Cinema no Rio de Janeiro e já estamos com outra edição agendada para o dia 21, na Pousada Urikana, em Teresópolis (RJ). Em junho, vamos à Normandia, na França, para a segunda edição internacional do evento. A primeira foi na Antuérpia, na Bélgica, em novembro.
Vou tentar recuperar alguns destes momentos depois, mas hoje deu vontade de tomar sopa e resgatei uma receita que "comoveu" em uma das primeiras edições do Mesa. Foi em 2005, inspirada no jantar cigano do filme Chocolate. Alex Alano tocou ao vivo a Minor Swing do Django Reinhardt e embalou o jantar dos deuses. Eu sou fã de sopas, cremes e consomés e sou suspeita para avaliar receitas deste grupo, pois gosto de tudo. Mas esta sopinha de mandioca com ricota defumada foi algo de pedir bis despudoramente. A criação é do chef Jorge Nascimento e vamos repeti-la na edição 52 do Mesa de Cinema, na serra carioca com o toque do chef Wagner Moret .
Aqui segue a receita original do chef Jorge Nascimento um dos recordistas no comando das panelas do Mesa de Cinema. Salve, Jorge!
Sopa de mandioca com ricota defumada e speck
Ingredientes
500g de mandioca de boa qualidade descascado
pimenta-do-reino
sal
1 litro de fundo de galinha
200g de cebolas picadas
2 dentes de alho
300g de tomates vermelhos bonitos e firmes
300g de ricota defumada
16 folhas de manjericão verde
2 colheres (sopa) de ajinomoto
200g de speck ou presunto tipo Parma em fatias bem finas
Azeite de oliva extra-virgem
100g de manteiga
100g de creme de leite fresco
Preparo
Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e refogue as cebolas até que estas estejam macias, junte os dentes de alho esmagado e refogue até que os aromas se desprendam. Corte os tomates em pedaços e passe no liquidificador até ficar homogêneo, passe tudo pela peneira, reserve.
Junte a aipim cortado em pedaços, as folhas de manjerona e a pimenta-do-reino e a polpa dos tomates peneirados e o sal. Refogue por uns 3 minutos, junte o fundo de galinha.
Cozinhe em fogo brando por uns 20 minutos ou até que os aipins estejam macios.
Faça a bolinhas de ricota: rale as ricotas no ralo fino, tempere com o azeite de oliva, pimenta-do-reino e ajinomoto. Com ajuda das mãos faça bolinhas do tamanho de ovos de codorna, reserve.
Rasque as fatias de speck em tiras não muito grandes, reserve.
Passe a sopa de aipim no liquidificador até ficar bem homogênea, coloque em uma panela, adicione as tiras de speck e deixe levantar fervura, prove os temperos e ajuste se julgar necessário.
Monte os prato em tigelas previamente aquecidas, coloque quatro folhas de manjericão, seis bolinhas de ricota, despeje a sopa creme bem quente por cima e finalize com uma colher de (sobremesa) de creme de leite fresco no cento da cumbuca. Sirva acompanhada de pão de nozes.
quinta-feira, janeiro 14, 2010
Cinco anos de Mesa de Cinema
A Pousada do Engenho e o Mesa de Cinema estão intimamente ligados desde 2005 quando lá foi realizada a primeira edição do evento. Foram dez edições iniciais em um ano que consolidou a ideia e fez da metáfora de "comer um filme" sua mais pura realidade. Chegamos à edição de número 50 depois de alçar vôos por outros endereços, estados e até fora do Brasil. Jantares individuais: R$ 140. As reservas devem ser feitas diretamente na Pousada do Engenho. (54) 3244 1270 – pousadadoengenho@pousadadoengenho.com.br Contatos de imprensa: rejane@mesadecinema.com.br (51) 9196 0249 |