sábado, março 06, 2010

Después de las tapas...


Bom, quem é vivo sempre desaparece... mas volta! Fizemos um belo Mesa de Cinema no Rio de Janeiro e já estamos com outra edição agendada para o dia 21, na Pousada Urikana, em Teresópolis (RJ). Em junho, vamos à Normandia, na França, para a segunda edição internacional do evento. A primeira foi na Antuérpia, na Bélgica, em novembro.
Vou tentar recuperar alguns destes momentos depois, mas hoje deu vontade de tomar sopa e resgatei uma receita que "comoveu" em uma das primeiras edições do Mesa. Foi em 2005, inspirada no jantar cigano do filme Chocolate. Alex Alano tocou ao vivo a Minor Swing do Django Reinhardt e embalou o jantar dos deuses. Eu sou fã de sopas, cremes e consomés e sou suspeita para avaliar receitas deste grupo, pois gosto de tudo. Mas esta sopinha de mandioca com ricota defumada foi algo de pedir bis despudoramente. A criação é do chef Jorge Nascimento e vamos repeti-la na edição 52 do Mesa de Cinema, na serra carioca com o toque do chef Wagner Moret .
Aqui segue a receita original do chef Jorge Nascimento um dos recordistas no comando das panelas do Mesa de Cinema. Salve, Jorge!

Sopa de mandioca com ricota defumada e speck

Ingredientes
500g de mandioca de boa qualidade descascado
pimenta-do-reino
sal
1 litro de fundo de galinha
200g de cebolas picadas
2 dentes de alho
300g de tomates vermelhos bonitos e firmes
300g de ricota defumada
16 folhas de manjericão verde
2 colheres (sopa) de ajinomoto
200g de speck ou presunto tipo Parma em fatias bem finas
Azeite de oliva extra-virgem
100g de manteiga
100g de creme de leite fresco

Preparo
Numa panela de fundo grosso derreta a manteiga e refogue as cebolas até que estas estejam macias, junte os dentes de alho esmagado e refogue até que os aromas se desprendam. Corte os tomates em pedaços e passe no liquidificador até ficar homogêneo, passe tudo pela peneira, reserve.
Junte a aipim cortado em pedaços, as folhas de manjerona e a pimenta-do-reino e a polpa dos tomates peneirados e o sal. Refogue por uns 3 minutos, junte o fundo de galinha.
Cozinhe em fogo brando por uns 20 minutos ou até que os aipins estejam macios.
Faça a bolinhas de ricota: rale as ricotas no ralo fino, tempere com o azeite de oliva, pimenta-do-reino e ajinomoto. Com ajuda das mãos faça bolinhas do tamanho de ovos de codorna, reserve.
Rasque as fatias de speck em tiras não muito grandes, reserve.
Passe a sopa de aipim no liquidificador até ficar bem homogênea, coloque em uma panela, adicione as tiras de speck e deixe levantar fervura, prove os temperos e ajuste se julgar necessário.
Monte os prato em tigelas previamente aquecidas, coloque quatro folhas de manjericão, seis bolinhas de ricota, despeje a sopa creme bem quente por cima e finalize com uma colher de (sobremesa) de creme de leite fresco no cento da cumbuca. Sirva acompanhada de pão de nozes.

2 comentários:

  1. Tanta coisa boa para resgatar...e você me vem com sopa???

    Pegue todos os ingredientes e os processe por associação ilícita, como diria minha amiga Mafalda

    ResponderExcluir
  2. Quanta maldade... Uma sopinha tão deliciosa! Ah, os preconceitos, que cousa! Ainda vou postar uma receita com cogumelos, viu? Adoro!!!

    ResponderExcluir