quinta-feira, julho 23, 2009

Quiche Lorraine/Loraine/Lolaine


Com a proximidade da edição do próximo Mesa de Cinema, me lembrei dos episódios divertidos com o nome de uma amiga jornalista, a Loraine. Muito na dela, a mocinha que começou no setor de pesquisa como estagiária, quando trabalhávamos no jornal Zero Hora, no saudoso Banco de Dados, saiu há quase dois anos do mesmo jornal depois de dez anos de “aprofundamento”. Veio trabalhar comigo na Nexo Comunicação, buscando mais ar, mais liberdade e mais simplicidade para sua vida. Pois toda a vez que apresentei a Lo para algum cliente da área de gastronomia, lá veio a pronúncia da torta francesa: “Lorréine”! Batismo fatal. Sempre gostei de brincar com ela em função disso. Foi a única maneira de parar de chamá-la de “Lolaine”, como dizia meu filho quando a conheceu há uns 14 anos (Céus! O tempo voa!). Pois um belo dia, ganhei da Lolaine/Lorréine uma deliciosa quiche Lorraine feita por ela mesma. Nunca me passou a receita, mas estava bem boa a experiência. Foi uma agradável e deliciosa surpresa. Para quem quiser aventurar-se, segue uma receita liberada pela chef Valérie Lafay, que estará investida do espírito de Babette na 47ª edição do Mesa de Cinema. Boa sorte e bom apetite!

Quiche Lorraine

Massa brisée:

200g de farinha de trigo

100g de manteiga gelada sem sal

1 gema

Sal

Água gelada (+/- 30 ml)

Modo de fazer

Faça um monte com farinha e faça um buraco no meio. Corte a manteiga em quadradinhos, coloque no centro do monte de farinha e misture tudo com a ponta dos dedos até formar uma bola. Não trabalhe a massa. Deixe reservada na geladeira por duas horas.

Recheio

200g de bacon

150g de queijo ementhal

350g de nata fresca

4 a 6 ovos

Sal

Pimenta

Noz moscada

Montagem

Abra a massa com o rolo até ficar bem fina. Forre uma fôrma canelada de fundo removível.

Corte o bacon em cubos e frite. Bata os ovos, adicione a nata, metade do queijo ralado e misture. Tempere com noz moscada, sal e pimenta a gosto.

Coloque o bacon sobre a massa e cubra com o creme e o restante do queijo.

Asse em forno a 150º por uns 30 minutos.

Sirva com salada de folhas.

Um comentário: