sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Nosso arroz de ontem (1)


Outro dia eu e amigos conversávamos sobre o Mesa de Cinema e eles se surpreenderam com a informação de que o arroz é estrela bissexta em nossos cardápios. Uma das raras e memoráveis exceções fica por conta do risoto tricolor de A Grande Noite, preparado pelo chef Mario Gradella na edição de 2005, na Pousada do Engenho. Arrasador talvez seja um adjetivo fraquinho para qualificar o prato e, também, o Mario. Uma figura esse chef! Quem não o conhece, não precisa ficar esperando uma edição mágica do Mesa de Cinema - ele já esteve quatro vezes conosco!-, corre lá na Locanda Del Mario e comprove risotos, pastas e o carisma deste italiano que se abancou em Porto Alegre depois de circular pelo mundo inteiro.

Bem voltemos ao nosso arroz. Não é só no Mesa de Cinema que ele anda meio de lado. Até mesmo o duo feijão com arroz já não tem a mesma freqüência na mesa do brasileiro como acontecia antigamente. Ainda assim, sobra de arroz sempre aparece na geladeira vez por outra, não? E aí vem aquela lembrança de infância dos bolinhos de arroz da vó (no próximo post eu desenvolvo esse capítulo).

Porém, desde que fiz um curso com o Bryan Parsley, que sobra de arroz aqui em casa só tem um destino: a wok! O Bryan é um fotógrafo inglês apaixonado pela Tailândia e também escolheu Porto Alegre para viver. Periodicamente ele oferece cursos de culinária thai e a receita que passo abaixo é adaptada da original Khao Phad Sapparot que aprendi no curso. Na minha versão, eu ponho frango e leite de coco. É um bom destino para o nosso arroz de ontem. Bom apetite!

Arroz à moda thai

Ingredientes
1 abacaxi fresco
1 ovo
2 xícaras de arroz cozido
2 colheres de óleo
1 dente de alho amassado
1 colher de molho de peixe
2 colheres de shoyu
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de chá de curry em pó
½ xícara de leite de coco
cebolinha verde picada
1 filé de frango em cubos já cozido e temperado
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 pimenta vermelha fatiada (opcional)
castanhas de caju a gosto

Preparo
Corte o abacaxi no comprimento e retire a polpa com cuidado, pois o arroz será servido nesta metade cavada. Corte a polpa em cubos e escorra o caldo. Coloque o óleo na wok (ou em uma frigideira) e frite o alho, adicione um ovo batido a mão e o molho de peixe e deixe cozinhar até ficar dourado. Acrescente os demais ingredientes um a um, arroz, gengibre, frango, abacaxi, leite de coco, shoyu, açúcar, curry e a pimenta. Mexa bem por uns 3 minutos. Desligue. Jogue a cebolinha por cima e sirva nas duas metades do abacaxi. Decore com castanhas e pimenta. Este da foto ganhou uns pedacinhos de vagem na manteiga porque elas também estavam lá abandonadas na geladeira. Não é muito ortodoxo, mas ficou bem bom.

Um comentário:

  1. Interessante que eu ando meio enjoado de arroz...

    Mas nada que um risoto bem feito não consiga me convencer do contrário

    ResponderExcluir